Ir para o topo do site Ir para o conteúdo principal Ir para o fim do site
[Eficazi - Inteligência Estratégica]

Aguarde... Pesquisando arquivos

Como vender mais através da internet?

[Como vender mais através da internet?]

A crise econômica tem sido um dos assuntos mais comentados no Brasil e seus sinais não devem ser ignorados, principalmente para quem tem uma empresa. Muito pelo contrário, a crise deve servir de motivação para as empresas se reinventarem e apostarem em novas formas de divulgação, como a internet.

Diferente dos outros meios de comunicação, a internet é uma forma muito democrática para superar a crise, já que com as redes sociais e a facilidade no acesso à informação influenciaram as pessoas a terem voz ativa e a serem agentes influenciadores, seja para vender um produto, serviço ou propagar uma informação.

Com essa liberdade de expressão e a facilidade de uso, a internet também simplificou o trabalho de empresas, já que estas ficaram mais próximas do seu público, tornando a divulgação da sua marca, serviços e produtos de forma mais efetiva.

Aqui, separamos algumas dicas para você e sua empresa superarem a crise econômica com ajuda da internet. Confira:

Invista na comunicação em todas as suas esferas

Com a crise é hora, mais do que nunca, de ficar mais próximo do seu cliente. Por esta razão, você pode investir em canais de comunicação: enviar e-mails com conteúdo que ele se interesse, usar a rede social de forma correta e, sempre que puder, entender e tratar as necessidades de seus clientes.

Tente usar a comunicação que você realmente consiga mensurar os resultados. As empresas que investem em comunicação no momento de crise saem primeiro dela.

Agregue novos produtos e serviços a seu negócio

Aproveite seu ponto de venda na internet e inclua produtos de alto giro, mesmo que aparentemente não tenha nada haver com seu mix de produtos. Por exemplo: invista em pequenas coisas que o seu cliente poderia comprar a mais quando está visitando seu site, que ele possa adicionar à sacola sem pesar muito no bolso dele.

Aposte nas redes sociais

Insira o digital tanto para pensar em estratégias de mídias pagas como banners e links patrocinados, passando pela criação de perfis em redes sociais como Facebook, YouTube, Twitter, LinkedIn e Instagram. É possível também entender melhor seu consumidor a partir do que ele está falando sobre a marca de forma espontânea e orgânica. Lembre que a comunicação hoje é feita não só pela marca, mas pelas opiniões de anônimos e do boca a boca digital, de forma colaborativa. Comunicação não é só falar, mas, sobretudo escutar e agir.

Cogite a ideia de apostar em SEO (Search Engine Optimization)

Atualmente, no mundo ocorrem mais de 100 bilhões de buscas mensais na Internet e, no Brasil, mais de 90% das buscas são feitas no Google. A ferramenta de busca capta a intenção do usuário e oferece uma resposta baseada na relevância do conteúdo com o que está sendo procurado. A busca é uma excelente ferramenta para gerar negócios, visto que você estará falando diretamente com o seu cliente potencial. Afinal, se ele fez a busca é porque está precisando de determinado produto ou serviço. É uma excelente ferramenta para conectar consumidores e empresas de forma simples e objetiva.

Reformule o conteúdo do seu site

Mesmo tendo boas ações de marketing, engajamento nas redes sociais e campanhas de links patrocinados (que você entenderá no item a seguir), nada irá adiantar se o seu site não possuir um conteúdo informativo e relevante. Por esta razão, procure reformular as páginas de seus produtos e serviços de maneira a parecer mais atrativo e eficiente, a fim de atrair e fidelizar ainda mais o seu cliente. Se ele encontra a explicação da sua empresa de maneira clara, fica mais fácil para ele fechar negócio com você.

Conheça as vantagens dos links patrocinados

Se no comércio fora do meio online, as pessoas precisam sair de casa, enfrentar filas, passar por diversos estabelecimentos antes de chegar à loja em questão, na internet o comércio fica mais fácil: através de cliques, ele chega mais rapidamente ao produto ou serviço que deseja.

Para que isto aconteça, sua empresa pode investir em links patrocinados, através do Google Adwords, para aparecer como a melhor resposta para a pergunta que o seu potencial cliente fizer no buscador.

Se você vende produtos específicos, de um nicho mais definido do mercado, a chance de aparecer melhor posicionado nos mecanismos de busca, como o Google, é ainda maior. Com os links patrocinados,  a chance de converter mais vendas é muito maior.

Tenha em mente a palavra “conversão”

Para entender o que é conversão, saiba que você precisa investir em ações para que o cliente solicite orçamento, deixe o e-mail para contato ou faça uma compra, no caso de lojas virtuais. Isto é a conversão, onde o cliente deixa de ser “inexistente” e passa a ser um potencial cliente.  

Parte da conversão é responsabilidade do serviço posterior ao contato do cliente, onde é preciso ter uma argumentação de vendas de sucesso. Como resultado do marketing digital, o posicionamento da marca será fortalecida, clientes serão fidelizados e  aumentará o retorno dos investimentos. O marketing digital pode ser um forte aliado para seu negócio, desde que feito com qualidade, conhecimento e competência.

Integre ações a sua empresa e seja consistente

Por último, a cada ação planejada, pense em como ela se integra ao que já vem sendo construído a partir dos esforços de comunicação anteriores. As mensagens, ações e formatos evoluem, mas devem ter coerência para não confundir e manter a atratividade.

Um ponto de atenção é para a continuidade das ações, principalmente nas redes sociais. É melhor ter poucos canais da marca, mas que sejam sempre atualizados e monitorados, do que ter vários desatualizados e nos quais os consumidores não recebem respostas às suas solicitações.